O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Preenchimento integral dos metadados, solicitados na página inicial de submissão on-line do artigo (SEER), com link para o currículo Lattes.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Observância do número de palavras do resumo e do texto.
  • Apresentação do abstract, palavras-chave, keywords e título em inglês.
  • Contribuição original e inédita, não avaliada para publicação por outra revista e ou livro e nem em processo de avaliação. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Digitação no editor Microsoft Word, Indesign, OpenOffice ou RTF em fonte Arial tamanho 12.
  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  • As figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  • Cumprimento da política de publicação da Revista EducVale, seguindo os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

Diretrizes para Autores

Instruções para submissão

 Caso você não esteja registrado, clique no link

http://educvale.ppgedufvjm.com.br/index.php/educvale/about/submissions 

Atenção!

No final da página de registro tem a opção “Cadastrar como”, você deve selecionar Autor. Em seguida, clique no botão Cadastrar e pronto. 

 

Os trabalhos enviados à Revista deverão obedecer às normas de apresentação de originais aprovados pelo Comitê Editorial Executivo.

A avaliação dos originais obedecerá aos processos de arbitragem por pares (Peer Review e/ou Doble-Blind Peer Review).

  

PONTOS NORTEADORES DA AVALIAÇÃO DO ARTIGO:

 1) Relevância e abrangência do tema;

 2) Inovação, desenvolvimento e aprofundamento do tema;

 3) Estrutura do trabalho e orientações metodológicas;

 4) Conclusão e contribuição para área da educação.

 

 

NORMAS DA REVISTA

  1. A Revista EducVale publica artigos originais e inéditos, referentes à área da Educação, resultantes de pesquisas que abordem temas relacionados à gestão de instituições educacionais, políticas públicas educacionais, tecnologia aplicada à educação e práticas pedagógicas, considerando a linha editorial da Revista, tratamento dado ao tema, consistência e rigor, sob perspectivas inter e transdisciplinares, que contribuam para o avanço do conhecimento sobre o tema e fomentem a realização de novos estudos e pesquisas. Os artigos deverão ser destinados com exclusividade.
  1. Serão considerados para publicação trabalhos que se enquadrem na linha editorial da Revista, “Educação e Gestão de Instituições Educacionais” e as linhas de pesquisa do PPGEd:

Linha 1 - Gestão de Instituições Educacionais;

Linha 2 - Educação, Sujeitos, Sociedade, História da Educação e Políticas Públicas Educacionais;

Linha 3 - Educação e Tecnologias Aplicadas em Instituições Educacionais;

Linha 4 - Currículos, Avaliação, Práticas Pedagógicas e Formação de Professores.

  1. Os trabalhos deverão ser enviados ao Presidente da Comissão Editorial, via Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), que os submeterá ao juízo do Conselho Editorial, para verificação de adequação à política editorial da revista e do cumprimento de exigências normativas. Os artigos serão encaminhados, sem identificação, a no mínimo dois avaliadores externos. No caso de discrepância avaliativa, será enviado a um terceiro parecerista. O nome dos avaliadores será mantido em sigilo.
  1. A Revista, através do editor científico/seção ou do editor gerente, notificará o autor principal se o artigo foi aprovado para publicação ou rejeitado. A notificação será acompanhada de cópia do conteúdo dos pareceres, sem a identificação dos avaliadores.
  1. Os textos dos artigos deverão ter uma extensão entre 4500 a 7500 palavras, até 25 páginas, não contados o resumo, abstract e as referências.
  1. Os artigos deverão ser escritos em língua portuguesa, inglesa ou língua espanhola.
  1. Os artigos deverão ser encaminhados eletronicamente pelo SEER, <http://educvale.ppgedufvjm.com.br/index.php/educvale/about/submissions>. O texto deverá estar digitado no editor Microsoft Word ou InDesign, em fonte Times New Roman, tamanho 12, em espaçamento de 1,5 entre linhas. Se possuir figura, tabela ou quadros os mesmos deverão vir em InDesign (Abode table) ou Excel, com largura máxima de 12 cm e altura máxima de 18 cm. O artigo deve ser enviado pelo SEER na forma de transferência do manuscrito.
  1. O(s) nome(s) do(s) autor(es) e o título do artigo devem ser incluídos, por extenso e caixa baixa através dos formulários de metadados, preenchendo atentamente todas as informações solicitadas. Os autores deverão indicar endereço completo e e-mail completo para divulgação no artigo. Também deverão colocar maior nível de titulação, afiliação institucional, função profissional na instituição de origem, cidade, estado e país. Inserir, ainda no item metadados, o endereço para correspondência, telefones para contato, e-mail. No item URL deve ser disponibilizado o número para o link do currículo Lattes.
  1. Cada artigo deverá ser encabeçado por um título em português e em inglês, o título não poderá exceder 20 palavras. Se o texto estiver escrito em espanhol, o título deverá estar em espanhol e em inglês. O texto deverá apresentar, inicialmente, um resumo entre 120 e 150 palavras, em português e inglês (abstract); para isso ver a NBR 6028, de novembro de 2003 da ABNT. Se o texto estiver escrito em espanhol, deverá ter resumo em espanhol e em inglês (abstract). O resumo não deverá ser redigido na primeira pessoa e deverá conter o foco temático, objetivo, método, resultados e conclusões do trabalho. Deverão ser indicadas no mínimo 3 e no máximo 5 palavras-chave, separadas por ponto, em português e inglês ou em espanhol e inglês.
  1. Os textos devem ser escritos de forma clara e fluente. A utilização de notas de fim deve ser para alguma informação de caráter explicativo, não excedendo a utilização de 200 palavras. O autor deverá cuidar para não utilizar referências que possam identificá-lo no processo de avaliação, como “em meus trabalhos anteriores, em minha tese, em minha dissertação”, etc. Se o trabalho for aceito, essas informações poderão constar na versão final do artigo.
  1. Para a avaliação dos manuscritos serão observados os seguintes critérios: 1) relevância e abrangência do tema; 2) caráter inovador, desenvolvimento e aprofundamento do tema; 3) estrutura teórica e metodológica do trabalho; 4) conclusão e contribuição para área da Educação.
  1. As citações devem seguir a NBR 10520, de agosto de 2002, da ABNT, a qual determina que:

– citações diretas com até três linhas devem vir inseridas no texto e colocadas entre aspas duplas. Devem constar a indicação do autor da citação.

Exemplos:

No final da citação: “Citação”. (SILVA; GOMES, ano, p. 123).

No início ou inserida no texto: Segundo Silva (ano, p. 123) “Citação”, ou ainda, Silva (ano, p. 123) diz que: “[...] citação”.

– citações diretas com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto e sem aspas. Ao final, deve constar: (SOBRENOME DO AUTOR CITADO, ano, p. 123).

– citações indiretas, ou seja, texto baseado na obra do autor consultado, deve ser adotado o mesmo critério anterior para a referência do autor; se fora dos parênteses, o sobrenome começa com maiúscula e depois letras minúsculas; se entre parênteses, o sobrenome aparece em letras maiúsculas.

– devem ser usados os seguintes recursos:

[...] para indicar supressões;

[   ] para indicar interpolações, acréscimos ou comentários;

itálico para dar ênfase; 

(informação verbal)1 para dados oriundos de informação verbal em palestras, debates etc., com os dados referenciais em nota de rodapé. Exemplo de nota de rodapé: 1Notícia fornecida por Nome e Sobrenome do palestrante no Evento, em Local, em mês e ano.

grifo no original ou grifo nosso: são usados após a paginação para esclarecer a autoria do grifo. Ex.: (SILVA, ano, p. 123, grifo no original)

  1. Os conceitos e afirmações contidas nos artigos serão de inteira responsabilidade do(s) autor(es). 
  1. A revisão ortográfica e gramatical, em português e inglês, é de inteira responsabilidade do(s) autor(es) do artigo.
  1. As referências deverão ser redigidas segundo as normas da ABNT NBR 6023 de agosto de 2002. Incluir somente obras mencionadas no texto.

Sobre a estrutura e a formatação dos trabalhos:

Os arquivos devem ser enviados em formato doc, odt ou rtf, tamanho A4, com margens superior, inferior, esquerda e direita de 2,5cm.

1) Elementos pré-textuais:

Título: Fonte Times New Roman, tamanho 14, negrito, em caixa alta e centralizado. O título deve ter, no máximo, 20 palavras. Deve vir acompanhado do título em inglês.

Resumo: em português, independentemente da língua em que o texto foi escrito. O resumo deve conter entre 120 e 150 palavras, ser escrito em parágrafo único, em fonte Times New Roman, tamanho 12, justificado.

Palavras-chave: uma linha abaixo do resumo. Em português, independentemente da língua em que o texto foi escrito. Mínimo 3 e máximo 5 palavras-chave, separadas por ponto.

Abstract: duas linhas abaixo das palavras-chave. O abstract deve ser escrito em parágrafo único, Times New Roman, tamanho 12, justificado.

Keywords: uma linha abaixo do abstract. Em inglês, independentemente da língua em que o texto foi escrito. Mínimo 3 e máximo 5 keywords, separadas por ponto.

2) Elementos textuais:

  1. a) Corpo do texto: Fonte Times New Roman, tamanho 12; alinhamento justificado; adentramento do parágrafo em 1,5; espaçamento de 1,5 entre linhas, espaçamento entre parágrafos 0 (zero) pt antes e depois, simples entre os parágrafos e duplo entre partes do texto;
  2. b) Títulos das seções: Fonte Times New Roman, tamanho 12, em caixa alta e negrito; alinhado à esquerda; não devem ser numerados.
  3. c) Citações: deve-se seguir as normas da ABNT NBR-10520 para citações.
  4. d) Notas de pé de página (rodapé): devem ser restritas ao mínimo indispensável; devem ser numeradas sequencialmente; alocadas ao final da página correspondente. Alinhamento justificado, com espaço simples dentro da nota e entre as notas.
  5. e) Termos em língua estrangeira devem ser grafados em itálico. Caso seja preciso destacar alguma palavra ou frase, empregar também o itálico.
  6. f) Recomenda-se a grafia dos números de um a dez por extenso, assim como das dezenas e centenas redondas (vinte, trezentos), e a grafia em algarismos para quaisquer idades (50 anos) e períodos de tempo (3 meses, 7 minutos, 80 anos).
  7. g) Conforme a norma ABNT NBR 14724, para apresentação de trabalhos acadêmicos, os recursos visuais (desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, figuras, retratos, quadros e tabelas) devem trazer sua identificação na parte superior, precedida da palavra designativa, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, do respectivo título e/ou legenda explicativa de forma breve e clara. Na parte inferior, deve ser inserida a fonte. Caso o trabalho seja aprovado, poderá ser solicitado o envio dos recursos visuais no formato JPG com resolução acima de 300 dpi.

3) Elementos pós-textuais:

Referências: Deve-se referenciar apenas os textos/materiais citados no trabalho, seguindo as normas da ABNT NBR-6023 para referências, utilizando o itálico para o destaque dos títulos.

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