EDUCAÇÃO HÍBRIDA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

UM ESTUDO SOBRE AS ESTRATÉGIAS MAIS DESENVOLVIDAS

  • Lucineide Nunes Soares Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM
  • Priscila Menarin Cesário Universidade Federal de São Carlos - UFscar
Palavras-chave: Educação híbrida. Ensino Superior. Educação Presencial. Ensino-aprendizagem. Tecnologias

Resumo

Este artigo teve como objetivo verificar e analisar como as experiências de educação híbrida vem sendo desenvolvidas na Educação Superior. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico dos artigos publicados nos Anais de quatro edições do Simpósio Internacional de Educação a Distância – SIED e do Congresso Internacional de Educação e Tecnologias - CIED. Os resultados indicam que as estratégias adotadas nas instituições de ensino superior são eficazes para o desenvolvimento da colaboração e participações mais ativas/protagonistas dos estudantes, entretanto, ainda são necessárias políticas institucionais para melhoria das condições infraestruturais e da formação continuada docente. Além disso, evidenciou-se a necessidade de outras investigações da Educação Híbrida no ensino superior, especialmente focadas nas práticas das áreas das ciências exatas.

 

Palavras-chave: Educação híbrida. Ensino Superior. Educação Presencial. Ensino-aprendizagem. Tecnologias

Biografia do Autor

{$author}, Universidade Federal de São Carlos - UFscar

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Membro do Grupo de Pesquisa Estudos sobre a Docência: teorias e práticas, do Grupo de Pesquisa sobre Desenvolvimento profissional docente de professores experientes e iniciantes:programa híbrido de mentoria e do Grupo de Pesquisa HORIZONTE (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens)

http://lattes.cnpq.br/0847408502819329

Referências

ALBERTO, Carlos Dallabona; M. D. FARINIUK, Tharsila. Formação de Docentes para Educação Profissional e Tecnológica. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722.Disponível:. Acesso em: 09 jun. 2019.

ALMEIDA, Lilian Rose de; TEZANI, Thaís Cristina Rodrigues. TDIC na Formação Inicial de Professores: análise de uma disciplina semipresencial em um curso presencial. SIED:ENPED, julho de 2016.Disponível:http://www.siedenped2016.ead.ufscar.br/ojs/index.php/2016/article/view/1241. Acesso em: 27 de maio de 2019.

AMÁVEL, Marília Gomes Soares; DA CRUZ, Sergio Manuel Serra, CRUZ, Frederico Alan de Oliveira. Applets, Apps e Química: a busca de ferramentas para construção do conhecimento. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: . Acesso em: 12 jun. 2019.
BACICH, Lilian. Ensino Híbrido: Proposta de formação de professores para o uso integrado das tecnologias digitais nas ações de ensino e aprendizagem. V Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2016) e Anais do XXII Workshop de Informática na Escola (WIE 2016).
BANDEIRA, Andriéli Hedlund; MÜLLER, Liziany; BARIN, Cláudia Smaniotto; LOP, Cristina Rigão; ELLENSOHN, Ricardo Machado. Uso de Tecnologias Educacionais na Flexibilização do Conhecimento e na Integração e Convergência das Modalidades de Ensino no âmbito das Ciências Agrárias-UFSM. SIED:ENPED, setembro de 2012. Disponível: http://sistemas3.sead.ufscar.br/ojs/index.php/sied/article/view/323/163. Acesso em: 20 maio. 2018.
BRATTI, Marilia. Aprendizagem e Desenvolvimento Profissional de Professores do Ensino Superior: a utilização da tecnologia nas práticas pedagógicas. SIED:ENPED, julho de 2016. Disponível:http://www.siedenped2016.ead.ufscar.br/ojs/index.php/2016/article/view/1515. Acesso em: 27 de maio de 2019.
CARLI, Enio Borba. Atividades On-Line no Ensino Superior: redimensionamento Espaço-Temporal para Docentes e Alunos. SIED:ENPED, setembro de 2012. Disponível: http://sistemas3.sead.ufscar.br/ojs/index.php/sied/article/view/314/159. Acesso em: 20 maio. 2018.
CARVALHO, Flávio de Paula Soares; TREDEZINI, Adriana de Lanna Malta. Contribuições do Curso Online de Nivelamento em Matemática para os Discentes dos Cursos Presenciais de Engenharias e Ciências Contábeis. SIED:ENPED, setembro de 2014. Disponível: http://www.sied-enped2014.ead.ufscar.br/ojs/index.php/2014/article/view/603. Acesso em: 21 de maio de 2019.
CARVALHO, Eloane Aparecida Rodrigues; SILVA, Altina Abadia da; CARVALHO, Hugo Maciel de. Reflexões sobre a atuação docente no Ensino Superior Presencial. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722.Disponível:. Acesso em: 09 jun. 2019.
CHAGAS, Diogo Silva; LINHARES, Martha Maria Prata. As Tecnologias de Informação e Comunicação no Contexto Educacional Universitário: os 20% a Distância no Ensino Presencial. SIED:ENPED, setembro de 2012. Disponível:http://sistemas3.sead.ufscar.br/ojs/index.php/sied/article/view/241/119. Acesso em: 20 maio. 2018.
CESÁRIO, Priscila Menarin; ANUNCIATO, Rosa Maria. Programa híbrido de mentoria (PHM): a familiaridade com o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) de professores iniciantes participantes. Anais Congresso Internacional de Educação e Tecnologias e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância – CIET/ENPED. São Paulo, 2018. Disponível em: . Acesso em: 30 abril de 2018.
CORRADI, Wagner J. B. et al. Ciclo Básico de Física: desafios e soluções das disciplinas semipresenciais. SIED:ENPED, setembro de 2014. Disponível:http://www.siedenped2014.ead.ufscar.br/ojs/index.php/2014/article/view/815. Acesso em: 21 de maio de 2019.
CORRÊA, Elisete Maria; LEANDRO, Sandra Maria. Ensino Híbrido (Blended Learning) Potencial e Desafios no Ensino Superior. Anais Congresso Internacional de Educação e Tecnologias e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância – CIET/ENPED. São Paulo, 2018. Disponível em: . Acesso em: 20 maio de 2019
CORRÊA, Hércules Tôledo; JORGE, Gláucia. Multiletramentos de Alunos de Ciência da Computação da UFOP: possibilidades acadêmicas. SIED:ENPED, setembro de 2012. Disponível: http://sistemas3.sead.ufscar.br/ojs/index.php/sied/article/view/367/181 . Acesso em: 20 maio. 2019.
CRISTIANE LIMA HALLWASS, Lia. Para Além da Teoria. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: . Acesso em: 13 jun. 2019.
CRISTINA LÁZARO, Adriana; APARECIDA VENDRAMINI SATO, Milena; CRISTINA RODRIGUES TEZANI, Thaís. Metodologias Ativas no Ensino Superior: o papel do docente no Ensino Presencial. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: . Acesso em: 09 jun. 2019.
CUNHA, Jorge; MARIA PEREIRA PRIESTER, Margarida. Projeto Didático-Pedagógico com Suporte Tecnológico para o Curso Superior de Gestão Hospitalar do Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Joinville. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: . Acesso em: 14 jun. 2019.
DE ANDRADE LOPES NETA, Natercia; COSTA DE ALMEIDA, Joceline. A Inserção da Modalidade à Distância nos Cursos Presenciais: um estudo à luz da Portaria MEC Nº1.134/2016. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: . Acesso em: 14 jun. 2019.
DIAS BRUGNERA, Elisangela. Tecnologia e História da Matemática. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: . Acesso em: 12 jun. 2019.
FERREIRA ALVES, Luiz; BRANDÃO, Dennis; TIETZ, Fabrício. Desenvolvimento de Laboratório Remoto para suporte ao Ensino de Controle de Processos Industriais para estudantes de Engenharia Elétrica. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: . Acesso em: 12 jun. 2019.
FERREIRA, Fernando Cesar et al. Ambiente Virtuais de Aprendizagem no Ensino de Física: o Sandbox como contexto. SIED:ENPED, julho de 2016. Disponível:http://www.siedenped2016.ead.ufscar.br/ojs/index.php/2016/article/view/1594. Acesso em: 28 de maio de 2019.
FERREIRA, Marcos et al. Metodologias Ativas de Aprendizagem Aplicada no Ensino da Engenharia. CIET:EnPED, [S.l.], jun. 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: . Acesso em: 10 jun. 2019.
FERREIRA SGOTI, Rogerio; MILL, Daniel. Gamificação de uma lista de exercícios da disciplina Algoritmos e Análise de sua aplicação em substituição ao modo convencional. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: . Acesso em: 14 jun. 2019.
FERREIRA, Suiane Costa; MARASCHIN, Cleci. Formação Docente, Políticas Cognitivas e Tecnologias Digitais. SIED:ENPED, julho de 2016. Disponível: http://www.siedenped2016.ead.ufscar.br/ojs/index.php/2016/article/view/1287. Acesso em: 27 de maio de 2019.
GARCIA, Léo M. Lopes da Silva et al. Atividade de Orientação Mediada por Sistemas e Tecnologias da Informação e Comunicação. SIED:ENPED, julho de 2016. Disponível: http://www.sied-enped2016.ead.ufscar.br/ojs/index.php/2016/article/view/1329. Acesso em: 27 de maio de 2019.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar Projetos de Pesquisa.- 4ª edição. São Paulo: Atlas, 2007. 175p.
HALLAL, Renato; HELLMANN, Liliane; GAFFURI, Stefane; REINALDO, Francisco. Blended Learning: uma experiência sobre a implantação de disciplinas na modalidade EAD em uma IES. SIED:ENPED, setembro de 2014. Disponível: http://www.sied-enped2014.ead.ufscar.br/ojs/index.php/2014/article/view/712. Acesso: 22 de maio de 2019.
HENRIQUE BERSSANETTE, Joao; CARLOS DE FRANCISCO, Antonio. Uma Proposta de Ensino de Programação de Computadores com base na Aprendizagem Colaborativa utilizando Redes Sociais. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: . Acesso em: 12 jun. 2019.
HUMBERTO SILVA GUTERRES, Djalma et al. A Utilização de Plataformas Didáticas Virtuais no Ensino de Física. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: . Acesso em: 14 jun. 2019.
JANE ALMEIDA GONTIJO, Elda; MARY ALMAS DE CARVALHO, Rose. Educação Híbrida. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: . Acesso em: 12 jun. 2019.
LARA, Julio Cezar de; MORAES, Marcela B. de; SILVA, Fabiana Aparecida da. Valores Modernos e Pós-Modernos a partir das Percepções dos Alunos do Curso de Administração. SIED:ENPED, julho de 2016.Disponível:http://www.siedenped2016.ead.ufscar.br/ojs/index.php/2016/article/view/1785. Acesso em: 28 de maio de 2019.
LIMA, Eduardo Henrique de Matos; LIMA, Marcio Roberto de. Virtual no Presencial: uma experiência na Formação de Pedagogos. SIED:ENPED, julho de 2016. Disponível:http://www.siedenped2016.ead.ufscar.br/ojs/index.php/2016/article/view/1751. Acesso em: 27 de maio de 2019.
LIMA, Luciana de; LOUREIRO, Robson Carlos. Inovação Metodológica na Disciplina Diferença e Enfrentamento Profissional nas Desigualdades Sociais ofertada na Modalidade à Distância para Alunos de Graduação Presencial. SIED:ENPED, julho de 2016. Disponível:http://www.siedenped2016.ead.ufscar.br/ojs/index.php/2016/article/view/1210. Acesso em: 27 de maio de 2019.
LIMA PISKE, Eliane et al. Compreendendo as Infâncias e os Jogos Eletrônicos na Educação: uma experiência do Estágio de Docência Semipresencial no Curso de Pedagogia. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: . Acesso em: 12 jun. 2019.
LOPES,Vanessa Rodrigues; SCHERER, Suely. Interação e Aprendizagem de Conhecimentos sobre Derivadas em Espaços Virtuais. SIED:ENPED, setembro de 2014. Disponível: http://www.sied-enped2014.ead.ufscar.br/ojs/index.php/2014/article/view/631. Acesso em: 20 de maio de 2019.
MARCIA MAGALHAES, Rosangela. Experiências de Letramento Acadêmico através das TDIC na Disciplina de Prática de Leitura e Produção de Textos. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: . Acesso em: 12 jun. 2019.
MARINI DE SOUZA, Natalia et al. Aplicativo de Rede Social Móvel como Estratégia de Aprendizagem em Clínica Universitária de Ensino Odontológico - Estudo de Caso. CIET:EnPED, [S.l.], jun. 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: . Acesso em: 10 jun. 2019.

MARINI DE SOUZA, Natalia et al. Utilização de Aplicativo de Rede Social Móvel Auxiliando no Aprendizado de Alunos Universitários. CIET:EnPED, [S.l.], jun. 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: . Acesso em: 10 jun. 2019.

MARTIN COELHO, Ubirajara; SANTIAGO VEGA, Ítalo. O uso da Técnica de Narrativa Occ-Rdd como apoio para Elaboração e ou Roteirização de Conteúdo das aulas ministradas nas Disciplinas dos Cursos de Computação. CIET:EnPED,[S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em:http://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/812. Acesso em: 14 jun. 2019.
MELO FILHO, Elias do Nascimento; REIS, Artur Cabral. Arte Computacional e Eletrônica por meio de Plataformas Open Source: Projetos do Laboratório de Pesquisa em Arte Computacional da Universidade de Brasília. SIED:ENPED, julho de 2016. Disponível: http://www.sied-enped2016.ead.ufscar.br/ojs/index.php/2016/article/view/1337. Acesso em: 28 de maio de 2019.
MELO, Maressa Carneiro de; MARGUTTI, Vivian Bernardes. Laboratório Virtual de Escrita Acadêmica em Língua Portuguesa. SIED:ENPED, setembro de 2014. Disponível:http://www.sied-enped2014.ead.ufscar.br/ojs/index.php/2014/article/view/682. Acesso em: 20 de maio de 2019.
MIRANDA, Naíola Paiva de; SANTOS, Neila Rodrigues ; OLIVEIRA, Pedro Laurino de. Mediação Online com o Uso do Blog na Educação Superior Presencial. SIED:ENPED, setembro de 2014. Disponível: http://www.siedenped2014.ead.ufscar.br/ojs/index.php/2014/article/view/849. Acesso em: 20 de maio de 2019.
MOREIRA, Priscila Rezende; CAMPOS, Fernanda Araújo Coutinho; CARVALHO, Rosilene Oliveira de; FIDALGO, Fernando Selmar Rocha. Disciplina Sobre a EAD no Curso Presencial de Pedagogia da UFMG. SIED:ENPED, setembro de 2012. Disponível: http://sistemas3.sead.ufscar.br/ojs/index.php/sied/article/view/329/166 .Acesso em: 20 maio. 2018.
MORAN, José; BACICH, Lilian. Aprender e ensinar com foco na educação híbrida. Revista Pátio, no 25, junho, 2015, p. 45-47. Disponível em: http://www.grupoa.com.br/revista-patio/artigo/11551/aprender-ensinar-com-foco-na-educacao-hibrida.aspx. Acesso em: 10 out. 2018.
NOGUEIRA, Teresinha de Jesus; VELEDA SOUSA E MELO, Lívia. 1º Educathon- UNB. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: . Acesso em: 12 jun. 2019.
OLIVEIRA GARCIA, Daniele et al. Gamificação, QR Code e Aprendizagem no Ensino Superior Híbrido. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: . Acesso em: 12 jun. 2019.
PALHARES, Juliana Paiva; REAL, Luciane Magalhães Corte. Potencializando Recursos Online no Ensino Superior: um relato de experiência. SIED:ENPED, setembro de 2014. Disponível: http://www.siedenped2014.ead.ufscar.br/ojs/index.php/2014/article/view/843. Acesso em: 21 de maio de 2019.
PASSOS, Geovanna dos; MULLER, Ana Cristina N. Gomes; CRUZ, Dulce Márcia. Formação Docente Com, Sobre e Através das Mídias em um Jogo Digital Online. SIED:ENPED, julho de 2016. Disponível: http://www.siedenped2016.ead.ufscar.br/ojs/index.php/2016/article/view/1278. Acesso em: 28 de maio de 2019.
PAULA RODRIGUES DA SILVA, Ana et al. Uma Experiência de Ensino Híbrido. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em:http://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/499. Acesso em: 12 jun. 2019.
PAULA MARTINS CORRÊA BOVO, Ana; LOURDES RIBEIRO, Andréa; LANDIM, Alanna. Blogário. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: . Acesso em: 14 jun. 2019.
PEREIRA DA ROSA, Lucas. A Ferramenta Inovadora Criada pela Khan Academy no Ensino da Matemática através de Meios Digitais. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: . Acesso em: 13 jun. 2019.
PINTO, Ana D’Arc Maia. As Políticas Públicas de Educação a Distância: uma reflexão sobre seus desdobramentos na implantação da modalidade em cursos de graduação presenciais no setor privado. SIED:ENPED, julho de 2016. Disponível:http://www.siedenped2016.ead.ufscar.br/ojs/index.php/2016/article/view/992. Acesso em: 27 de maio de 2019.
PORTO, Deyvid de Souza; FÁVERO, Rutinelli da Penha. Blog Nossa Identidade: os caminhos da pesquisa quanto a identidade dos alunos de Licenciatura do IFES. SIED:ENPED, setembro de 2014. Disponível: http://www.siedenped2014.ead.ufscar.br/ojs/index.php/2014/article/view/560. Acesso em: 21 de maio de 2019.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico – 2ª edição. Novo Hamburgo – Rio Grande do Sul, FEVALLE, 2013. 277 p.
RICARDO GONÇALVES MANZAN, José et al. A Contribuição da Ferramenta Bigbluebutton para a Potencialização dos Processos de Ensino-Aprendizagem dos Conteúdos Matemáticos. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: . Acesso em: 10 jun. 2019.
RIOS, Renan Osório; et al. Disponibilizar Material Didático pelo Ambiente Virtual de aprendizagem no ensino presencial: algo novo ou comum na docência? SIED:ENPED, setembro de 2014. Disponível: http://www.sied-enped2014.ead.ufscar.br/ojs/index.php/2014/article/view/479. Acesso em: 20 mai. 2019.
ROBERTA CAMPELO GORGENS, Pollyanna; CESAR RESENDE ANDRADE, Paulo. Estratégias para o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Ensino Médico Construtivista. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: . Acesso em: 14 jun. 2019.
ROZENFELD, Cibele Cecilio de Faria. Reflexões de Licenciandos sobre Práticas Pedagógicas durante Estágios Curriculares por meio de comunicação mediada por computador: parâmetros de análise. SIED:ENPED, setembro de 2014. Disponível:http://www.siedenped2014.ead.ufscar.br/ojs/index.php/2014/article/view/701. Acesso em: 21 de maio de 2019.
SANTO, Eniel do Espírito; DE LIMA CARDOSO, Ariston; GOMES DOS SANTOS, Adilson. Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo (TPACK). CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível: . Acesso em: 01 jun. 2019.

SANTOS, Vera Lucia Pontes dos; COSTA, Thereza Cristine Santos; COSTA, Cleide Jane de Sá Araújo. Sala de Aula Híbrida: uma Perspectiva Pedagógica Renovada na Formação Continuada de Professores da UFAL. SIED:ENPED, julho de 2016. Disponível: http://www.siedenped2016.ead.ufscar.br/ojs/index.php/2016/article/view/1641. Acesso em: 27 de maio de 2019.

SILVA, Ana Paula Rodrigues et al. Serviços de Apoio aos Docentes para Uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle em Cursos de Graduação Presenciais. Disponível em: http://www.siedenped2016.ead.ufscar.br/ojs/index.php/2016/article/view/1901(2016). Acesso em: 28 de maio de 2019.
SILVA, Ana Paula R.; ARAÚJO, Cleide de Lourdes da Silva e BIANCHI, Priscila Cristina Fiocco. Uma experiência de ensino híbrido: aprendendo a usar TIC em sala de aula. Anais Congresso Internacional de Educação e Tecnologias e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância – CIET/ENPED. São Paulo, 2018. 7 p.
SILVA, Cintia Ramalho Caetano da. A Percepção do Aluno em Relação ao Uso da Ferramenta Blog na Aprendizagem. SIED:ENPED, julho de 2016. Disponível:http://www.siedenped2016.ead.ufscar.br/ojs/index.php/2016/article/view/964. Acesso em: 28 de maio de 2019.
SLAVOV, Ricardo; ALZIRA A. PIMENTA, Maria. Avaliação Formativa no ensino Híbrido. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: . Acesso em: 09 jun. 2019.
STUGINSKI-BARBOSA, Juliana et al. Implementação da Educação Híbrida (BLENDED Learning) na Disciplina de Dor Orofacial para Estudantes de Graduação: estudo prospectivo observacional a curto prazo. SIED:ENPED, setembro de 2014. Disponível: http://www.siedenped2014.ead.ufscar.br/ojs/index.php/2014/article/view/696. Acesso em: 20 de maio de 2019.
TONIAZZO QUARESMA, Cindia Rosa; MOZZAQUATRO CHICON, Patricia Mariotto; BILLIG GARCES, Solange Beatriz. Metodologia para o Ensino-Aprendizagem no Ensino Superior: o ensino híbrido - sala de aula invertida. CIET:EnPED, [S.l.], jun. 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: . Acesso em: 10 jun. 2019.

VENTURINO-PEREZ, Pedro; GUILLAND SCHIMIDT, Thais Carolina; FERNANDES-SANTOS, Caroline. Kahoot! como Ferramenta de Revisão de Conteúdo em Neurociências. CIET:EnPED, [S.l.], jun. 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: . Acesso em: 10 jun. 2019.

ZANOTTO, Maria Angélica do Carmo et al. Hibridização do Ensino em uma IES: delineamento de ações pedagógicas para adoção de 20% a distância em cursos de graduação presenciais. SIED:ENPED, setembro de 2014. Disponível:http://www.sied-enped2014.ead.ufscar.br/ojs/index.php/2014/article/view/742. Acesso em: 21 de abril 2019.
Publicado
2019-12-14
Seção
Artigos