O USO DE “NOVAS” TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: INTERDISCIPLINARIDADE E VALORIZAÇÃO CULTURAL EM ESCOLAS DO CAMPO

  • Diogo Neves Pereira
  • Maurício Teixeira Mendes
Palavras-chave: Novas tecnologias. Interdisciplinaridade. Valorização cultural.

Resumo

O artigo discute experiências de usos de “novas” tecnologias em duas escolas do campo por meio das quais foram promovidas ações interdisciplinares e de valorização cultural. Tais experiências foram construídas no âmbito do Projeto de Extensão “Comunidades do Campo: conhecendo seus sujeitos, saberes e realidades”, vinculado à Licenciatura em Educação do Campo da UFVJM. Discentes destas escolas participaram de atividades que resultaram na criação de episódios de um programa de rádio desenvolvido pelo Projeto. Procura-se demonstrar que reflexões promovidas acerca de “novas” tecnologias e mídias, bem como seus usos práticos e pedagogicamente orientados, colaboraram com o incremento da interdisciplinaridade e da valorização cultural nas escolas e em suas comunidades. Discute-se como tais tecnologias e mídias podem ser integradas e utilizadas enquanto ferramentas pedagógicas relevantes e inovadoras, dissertando-se em favor da exploração de seus inúmeros potenciais.

Publicado
2019-01-14