• EducVale
    v. 1 n. 1 (2019)

    A publicação da Revista de Educação do Vale do Jequitinhonha – EducVale é de
    responsabilidade do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado Profissional -
    PPGEd, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM.
    A Revista EducVale publica artigos originais e inéditos, referentes à área da Educação,
    resultantes de pesquisas que abordem temas relacionados à gestão de instituições
    educacionais, políticas públicas educacionais, tecnologia aplicada à educação e práticas
    pedagógicas, considerando a linha editorial da Revista, tratamento dado ao tema, consistência
    e rigor, sob perspectivas inter e transdisciplinares, que contribuam para o avanço do
    conhecimento sobre o tema e fomentem a realização de novos estudos e pesquisas. Os artigos
    deverão ser destinados com exclusividade.
    Serão considerados para publicação trabalhos que se enquadrem na linha editorial da Revista,
    qual seja “Educação e Gestão de Instituições Educacionais” e as linhas de pesquisa do PPGEd:
    Linha 1 - Gestão de Instituições Educacionais;
    Linha 2 - Educação, Sujeitos, Sociedade, História da Educação e Políticas Públicas Educacionais;
    Linha 3 - Educação e Tecnologias Aplicadas em Instituições Educacionais;
    Linha 4 - Currículos, Avaliação, Práticas Pedagógicas e Formação de Professores.
    A EducVale v.1 n.1 (2019) publicou em seu primeiro número, quatro artigos que foram
    avaliados os melhores dentre as Comunicações Orais expostos no I Congresso Nacional de
    Educação (I CONED), realizado entre os dias 24 e 25 de outubro de 2017, na UFVJM.
    Em breve será divulgada a chamada para o próximo número.
    O primeiro artigo, intitulado A UFVJM E OS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO: A
    CONSTRUÇÃO DE PARCERIAS de autoria do Prof. Ms. Sérgio Luiz Nascimento
    (SME/Diamantina e PPGEd) e da Profa. Dra. Mara Lúcia Ramalho (PPGEd/UFVJM), expõe sobre
    finalidade de identificar nos Plano Municipais de Educação (PMEs) dos municípios integrantes
    da Superintendência Regional de Ensino de Diamantina, Minas Gerais (SRE-Diamantina-MG) o
    entrelaçamento de parcerias de municípios e a UFVJM para a formação inicial e continuada
    dos professores atuantes nas redes municipais de educação.
    O segundo artigo, GRUPO ESCOLAR DE DIAMANTINA: DIRETORES EM AÇÃO (1907-1909), de
    autoria do Prof. Ms. Luan Manoel Thomé (SEE-SRE-Diamantina-MG e PPGEd-UFVJM) e do Prof.
    Dr. Flávio César Freitas Vieira (PPGEd/UFVJM), apresenta a pesquisa na área de conhecimento
    da História da Educação sobre as ações do Diretor Cícero Arpino Caldeira Brante na direção do
    Grupo Escolar de Diamantina, nos anos de 1907 a 1909, em Diamantina, MG.
    O terceiro artigo, com o título "O USO DE “NOVAS” TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA:
    INTERDISCIPLINARIDADE E VALORIZAÇÃO CULTURAL EM ESCOLAS DO CAMPO", de autoria do
    Prof. Dr. Diogo Neves Pereira (LEC/UFVJM) e do graduando Maurício Teixeira Mendes
    (LEC/UFVJM), relatam sobre as experiências de usos de "novas" tecnologias em duas escolas
    do campo, cenários de ações vinculada ao Projeto de Extensão "Comunidades do Campo:
    conhecendo seus sujeitos, saberes e realidades".
    O quarto artigo, A ESCOLA E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS, de autoria da Profa.
    Dra. Anna Helena Altenfelder (CENPEC-SP) expõe contribuições de autores sobre práticas
    pedagógicas inovadoras e de percepções de alunos do Ensino Médio do Estado de Minas
    Gerais que participaram de oficinas em diversas modalidades de linguagens.

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