A publicação da Revista de Educação do Vale do Jequitinhonha – EducVale é de responsabilidade do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado Profissional - PPGEd, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM. A Revista EducVale publica artigos originais e inéditos, referentes à área da Educação, resultantes de pesquisas que abordem temas relacionados à gestão de instituições educacionais, políticas públicas educacionais, tecnologia aplicada à educação e práticas pedagógicas, considerando a linha editorial da Revista, tratamento dado ao tema, consistência e rigor, sob perspectivas inter e transdisciplinares, que contribuam para o avanço do conhecimento sobre o tema e fomentem a realização de novos estudos e pesquisas. Os artigos deverão ser destinados com exclusividade. Serão considerados para publicação trabalhos que se enquadrem na linha editorial da Revista, qual seja “Educação e Gestão de Instituições Educacionais” e as linhas de pesquisa do PPGEd:
Linha 1 - Gestão de Instituições Educacionais;
Linha 2 - Educação, Sujeitos, Sociedade, História da Educação e Políticas Públicas Educacionais;
Linha 3 - Educação e Tecnologias Aplicadas em Instituições Educacionais;
Linha 4 - Currículos, Avaliação, Práticas Pedagógicas e Formação de Professores.


A EducVale v.1 n.1 (2019) publicou em seu primeiro número, quatro artigos que foram avaliados os melhores dentre as Comunicações Orais expostos no I Congresso Nacional de Educação (I CONED), realizado entre os dias 24 e 25 de outubro de 2017, na UFVJM. Em breve será divulgada a chamada para o próximo número. O primeiro artigo, intitulado A UFVJM E OS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO: A CONSTRUÇÃO DE PARCERIAS de autoria do Prof. Ms. Sérgio Luiz Nascimento SME/Diamantina e PPGEd) e da Profa. Dra. Mara Lúcia Ramalho (PPGEd/UFVJM), expõe sobre finalidade de identificar nos Plano Municipais de Educação (PMEs) dos municípios integrantes da Superintendência Regional de Ensino de Diamantina, Minas Gerais (SRE-Diamantina-MG) o entrelaçamento de parcerias de municípios e a UFVJM para a formação inicial e continuada dos professores atuantes nas redes municipais de educação.


O segundo artigo, GRUPO ESCOLAR DE DIAMANTINA: DIRETORES EM AÇÃO (1907-1909), de autoria do Prof. Ms. Luan Manoel Thomé (SEE-SRE-Diamantina-MG e PPGEd-UFVJM) e do Prof. Dr. Flávio César Freitas Vieira (PPGEd/UFVJM), apresenta a pesquisa na área de conhecimento da História da Educação sobre as ações do Diretor Cícero Arpino Caldeira Brante na direção do Grupo Escolar de Diamantina, nos anos de 1907 a 1909, em Diamantina, MG.

O terceiro artigo, com o título O USO DE “NOVAS” TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: INTERDISCIPLINARIDADE E VALORIZAÇÃO CULTURAL EM ESCOLAS DO CAMPO, de autoria do Prof. Dr. Diogo Neves Pereira (LEC/UFVJM) e do graduando Maurício Teixeira Mendes (LEC/UFVJM), relatam sobre as experiências de usos de novas tecnologias em duas escolas do campo, cenários de ações vinculada ao Projeto de Extensão "Comunidades do Campo: conhecendo seus sujeitos, saberes e realidades".

O quarto artigo, A ESCOLA E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS, de autoria da Profa. Dra. Anna Helena Altenfelder (CENPEC-SP) expõe contribuições de autores sobre práticas pedagógicas inovadoras e de percepções de alunos do Ensino Médio do Estado de Minas Gerais que participaram de oficinas em diversas modalidades de linguagens.

Publicado: 2019-01-14

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